Em todos os países, a preocupação com o meio ambiente ganha cada vez mais espaço. O futuro da economia global consiste em desenvolver e investir em estratégias capazes de reduzir o impacto ambiental.

Uma empresa sustentável é aquela que desenvolve e aplica ações objetivas para preservar os recursos naturais. Mais do que nunca, garantir um ambiente empresarial sustentável é primordial para manter a competitividade e uma boa participação no mercado.

5 ações que favorecem a sustentabilidade nas empresas

Cada uma dessas ações já é aplicada por empresas de diferentes setores. Elas contribuem para a preservação dos recursos naturais e inspiram comportamentos que devem ser seguidos por colaboradores e clientes.

1 – Uso consciente da água

A água é um dos recursos mais preciosos do nosso planeta. Por mais que o Brasil seja rico em recursos hídricos, é fundamental que as empresas façam um bom uso deste elemento. Além de contribuir para o meio ambiente, este cuidado com a água traz excelentes resultados quanto à economia de custos.

Uma das maneiras mais simples de reduzir o consumo de água é adotar torneiras automáticas com tempo programado para cada lavagem de mãos. Outra medida importante é aprimorar os processos internos para evitar o desperdício deste recurso.

2 – Adoção de novas fontes de energia

Ainda que nosso país conte com diversas hidrelétricas, a energia elétrica é ainda muito cara. Inclusive, em muitos locais, este é um dos custos mais relevantes no processo produtivo.

Diversificar as fontes de energia é uma estratégia que vem sendo adotada por cada vez mais empresas. Um exemplo é a energia solar. Por meio de um investimento acessível, com excelentes resultados já no médio prazo, é possível contar com recursos energéticos menos caros.

3 – Uso de novas tecnologias

Além da questão energética, os processos relacionados à elaboração de produtos ou prestação de serviços ganham em eficiência com o uso de novas tecnologias.

Elas atuam em diferentes áreas. Sistemas integrados inovadores reduzem o desperdício durante o processo produtivo. Isso envolve matéria-prima, insumos, água, energia etc. Novas tecnologias também contribuem para a melhoria de processos e correto descarte de resíduos.

4 – Redução de desperdícios

Com relação ao desperdício, infelizmente ele ocorre em empresas de diferentes segmentos. Isso não pode acontecer, já que acarreta danos ao meio ambiente e gera constantes prejuízos financeiros.

Reduzir o desperdício, seja de matéria-prima, insumos, alimentos, água, produto final etc. é uma forma de proteger os recursos naturais e tornar a empresa mais eficiente.

5 – Escolher fornecedores que valorizam a sustentabilidade

Este é um dos pontos mais importantes para tornar uma empresa mais sustentável. Por mais que se invista em novas tecnologias e processos, se os fornecedores não estão comprometidos com a questão ambiental, esses esforços não surtem tanto efeito.

Selecionar fornecedores de acordo com padrão de qualidade e compromisso quanto à sustentabilidade é essencial. Isso passa por todas as compras realizadas; desde matéria-prima e insumos produtivos a material de limpeza, itens de escritório, produtos eletrônicos, móveis etc.

Em uma empresa sustentável, cada detalhe faz toda diferença para a preservação dos recursos naturais e construção de uma sociedade mais comprometida com o bem-estar coletivo.